quinta-feira, 23 de abril de 2015

Como colher e guardar ervas e temperos



 Para colher
- De preferência, colha no final da manhã, em um dia de sol.
- Corte as flores de suas ervas assim que aparecerem até colher.
- A maioria das ervas pode ser colhida na hora para cozinhar. Exceções são a salsa e o manjericão, que devem ser colhidos quando amadurecem - colha tudo.
- Lave as folhas antes de preservar.
- A não ser que more em região de inverno intenso, deixe para colher quando for usar.

Preservar

– Secagem
As melhores ervas para secar são tomilho, orégano, louro e alecrim. O único contra é precisar de espaço. É preciso ter uma área protegida do frio e da umidade para pendurar as ervas. Pendure em maços pequenos, com espaço entre eles, cobertos para que fiquem limpas. Quando secas, retire as folhas e sele em sacos plásticos ou vidros. Antes de selar elas precisam estar muito secas. Deixe de 1 a 3 semanas - depende da erva. Alecrim, que tem galhos mais grossos, demora mais que salsa. 
Também é possível secar no microondas: remova as folhas, seque bem, e coloque entre duas folhas de papel toalha, por um minuto. Se precisar coloque mais 30 segundos.

- Congelar na água
Congele em bandejas de gelo com água e jogue um cubo na panela quando precisar, ou em uma Ziploc, cuidando para tirar todo o ar antes de congelar, e quebre um pedaço para usar. 
 
- Congelar em óleo
Use um bom azeite extra-virgem e cubra as ervas na bandeja de gelo. Congele até o dia seguinte e guarde os cubos em sacos plásticos. 
 
– Sal ou açúcar
Faça camadas de ervas e sal (ou açúcar) em um vidro que possa ser selado. Depois use o próprio sal, ou açúcar, para temperar. Com açúcar, as melhores ervas são lavanda, hortelã, alecrim, erva-cidreira. Com sal, manjericão. 


Em http://www.thegardenglove.com/how-to-harvest-and-preserve-your-garden-herbs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário